Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Energia Solar e a Arquitetura

October 11, 2018

Um dos grandes desafios da arquitetura é integrar funcionalidade, sustentabilidade e estética em um mesmo projeto. Esta afirmação se confirma quando falamos de energia solar e painéis fotovoltaicos. Quando esta opção para geração de energia passou a ser mais difundida, nos anos 90, suas limitações estéticas surgiram como um novo desafio aos arquitetos. 

 

Imagem: Pensamento Verde

 

No entanto, este modelo de geração de energia  vem sendo cada vez mais incorporado em edificações residenciais, comerciais e corporativas, devido a enorme lista de vantagens em relação à geração de energia comum (não renovável). 

Alguns motivos para optar pela energia solar, segundo a Engie Solar:

 

 

Economia 

 

Após o investimento inicial dedicado à instalação dos painéis, a redução de custo mensal na conta de luz pode chegar a 90%, sendo assim uma excelente opção a longo prazo, tanto em edificações residenciais, quanto comerciais e corporativas.

Além da economia na conta, a instalação de painéis fotovoltaicos valoriza o imóvel posteriormente em uma possível venda.

 

 

Meio ambiente

 

É uma energia limpa, renovável. Não se baseia em um processo de combustão, sendo assim, não produz gases poluentes como refugo. O consumidor produz a própria energia. Ela não precisa ser transportada, como é o caso da energia hidrelétrica, reduzindo sua pegada de carbono. 

 

Em 25 anos de utilização do sistema fotovoltaico, é possível evitar quase 110kg de CO² despejados no planeta! 

 

 

Praticidade

 

Os painéis fotovoltaicos são de fácil e rápida instalação, além de requererem pouca manutenção.

 

Imagem: Portal Solar 

 

Apesar de todos os benefícios, os painéis fotovoltaicos enfrentaram certa resistência por conta da dificuldade de serem incorporados na edificação sem comprometer a solução estética pretendida no projeto arquitetônico. Porém, ao longo dos anos foram criadas novas soluções e alternativas para este dilema, como o BIPV (Building-Integrated Photovoltaics, ou, na tradução livre, Sistemas Fotovoltaicos Integrados à Construção), que é nada menos que incorporar as células fotovoltaicas em elementos do edifício como a fachada ou o telhado, ao invés de utilizar a sobreposição.

 

Algumas empresas desenvolveram painéis que permitem a passagem da luz

(light through) ou mesmo ver através deles (see through). O caminho se abriu para a incorpo-ração desses elementos às fachadas das edificações, notadamente nos edifícios de maior altura que têm maior exposição à radiação solar.

 

 

Imagem: Portal Solar 

 

Podemos encontrar também painéis em cores, que além de produzirem energia elétrica, funcionam como elemento complementar de fachada.

                                                         

                                              Imagem: Portal Solar 

 

A solução pode ser incorporada tanto na arquitetura residencial unifamiliar e multifamiliar, quanto na arquitetura corporativa e comercial.

 

Utilizando-se dessa solução inovadora, nós da a1 Arquitetura desenvolvemos um estudo para a empresa Tractebel (atual Engie), prevendo a instalação de painéis fotovoltaicos em cores na fachada N / NW . A função desses painéis era de atuar como brises, protegendo o ambiente interno , principalmente no período vespertino e auxiliar os demais conjuntos de painéis instalados na cobertura da edificação. Veja imagens:

 

 Na fachada lateral, (Noroeste), onde há a maior incidência de raios solares, utilizamos painéis fotovoltaicos light through coloridos que funcionam também como brises, protegendo o interior da edificação do calor, diminuindo a necessidade de climatização do ambiente por ar condicionado, sem deixar de proporcionar luminosidade, reduzindo também a necessidade de luz artificial. Sendo assim, além de gerar energia, o sistema contribui ainda mais para economia e diminuição no consumo energético.

 Visão de outro ângulo do edifício corporativo.

 

As soluções tecnológicas existentes já produzem grandes efeitos na construção civil e mudanças em alguns paradigmas de geração e distribuição de energia nas cidades.

Certamente o avanço tecnológico prosseguirá, melhorando o desempenho dos sistemas, reduzindo os custos de produção e instalação e ampliando enormemente as possibilidades de uso desse equipamento entre nós. 

 

Mais informações sobre este projeto, você encontra no nosso site. É só clicar aqui.

 

Um assunto tão vasto e interessante para o nosso futuro deve ser divulgado, discutido e comentado. E você? Tem alguma pergunta, curiosidade ou informação para compartilhar? É só deixar nos comentários!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square