Energia Solar e a Arquitetura
Um dos grandes desafios da arquitetura é integrar funcionalidade, sustentabilidade e estética em um mesmo projeto. Esta afirmação se confirma quando falamos de energia solar e painéis fotovoltaicos. Quando esta opção para geração de energia passou a ser mais difundida, nos anos 90, suas limitações estéticas surgiram como um novo desafio aos arquitetos.
Imagem: Pensamento Verde
No entanto, este modelo de geração de energia vem sendo cada vez mais incorporado em edificações residenciais, comerciais e corporativas, devido a enorme lista de vantagens em relação à geração de energia comum (não renovável).
Alguns motivos para optar pela energia solar, segundo a Engie Solar:
Economia
Após o investimento inicial dedicado à instalação dos painéis, a redução de custo mensal na conta de luz pode chegar a 90%, sendo assim uma excelente opção a longo prazo, tanto em edificações residenciais, quanto comerciais e corporativas.
Além da economia na conta, a instalação de painéis fotovoltaicos valoriza o imóvel posteriormente em uma possível venda.
Meio ambiente
É uma energia limpa, renovável. Não se baseia em um processo de combustão, sendo assim, não produz gases poluentes como refugo. O consumidor produz a própria energia. Ela não precisa ser transportada, como é o caso da energia hidrelétrica, reduzindo sua pegada de carbono.
Em 25 anos de utilização do sistema fotovoltaico, é possível evitar quase 110kg de CO² despejados no planeta!
Praticidade
Os painéis fotovoltaicos são de fácil e rápida instalação, além de requererem pouca manutenção.
Imagem: Portal Solar
Apesar de todos os benefícios, os painéis fotovoltaicos enfrentaram certa resistência por conta da dificuldade de serem incorporados na edificação sem comprometer a solução estética pretendida no projeto arquitetônico. Porém, ao longo dos anos foram criadas novas soluções e alternativas para este dilema, como o BIPV (Building-Integrated Photovoltaics, ou, na tradução livre, Sistemas Fotovoltaicos Integrados à Construção), que é nada menos que incorporar as células fotovoltaicas em elementos do edifício como a fachada ou o telhado, ao invés de utilizar a sobreposição.
Algumas empresas desenvolveram painéis que permitem a passagem da luz
(light through) ou mesmo ver através deles (see through). O caminho se abriu para a incorpo-ração desses elementos às fachadas das edificações, notadamente nos edifícios de maior altura que têm maior exposição à radiação solar.
Imagem: Portal Solar
Podemos encontrar também painéis em cores, que além de produzirem energia elétrica, funcionam como elemento complementar de fachada.
Imagem: Portal Solar
A solução pode ser incorporada tanto na arquitetura residencial unifamiliar e multifamiliar, quanto na arquitetura corporativa e comercial.
Utilizando-se dessa solução inovadora, nós da a1 Arquitetura desenvolvemos um estudo para a empresa Tractebel (atual Engie), prevendo a instalação de painéis fotovoltaicos em cores na fachada N / NW . A função desses painéis era de atuar como brises, protegendo o ambiente interno , principalmente no período vespertino e auxiliar os demais conjuntos de painéis instalados na cobertura da edificação. Veja imagens:
Na fachada lateral, (Noroeste), onde há a maior incidência de raios solares, utilizamos painéis fotovoltaicos light through coloridos que funcionam também como brises, protegendo o interior da edificação do calor, diminuindo a necessidade de climatização do ambiente por ar condicionado, sem deixar de proporcionar luminosidade, reduzindo também a necessidade de luz artificial. Sendo assim, além de gerar energia, o sistema contribui ainda mais para economia e diminuição no consumo energético.
Visão de outro ângulo do edifício corporativo.
As soluções tecnológicas existentes já produzem grandes efeitos na construção civil e mudanças em alguns paradigmas de geração e distribuição de energia nas cidades.
Certamente o avanço tecnológico prosseguirá, melhorando o desempenho dos sistemas, reduzindo os custos de produção e instalação e ampliando enormemente as possibilidades de uso desse equipamento entre nós.
Mais informações sobre este projeto, você encontra no nosso site. É só clicar aqui.
Um assunto tão vasto e interessante para o nosso futuro deve ser divulgado, discutido e comentado. E você? Tem alguma pergunta, curiosidade ou informação para compartilhar? É só deixar nos comentários!